quarta-feira, 20 de junho de 2012

Zumbi dos Palmares


Zumbi nasceu como um livre nos “Quilombo dos palmares”, que era uma reunião de escravos negros que fugiram das senzalas, prisões, entre outros. Porém, com apenas 6 anos de vida, foi capturado. Ainda capturado aprendeu latim e português e participava da celebração na missa, mas após 9 anos ele escapou e voltou para seu lugar de origem. Era caracterizado por sua astúcia na luta e por sua destreza.
Em 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa destacando-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Depois de três anos, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo. Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.
Zumbi prometeu continuar a resistência contra a opressão portuguesa, tornando-se o novo líder do quilombo de Palmares, com 25 anos. Demonstrando-se um grande líder para o seu quilombo, a comunidade cresceu e se fortaleceu durante o seu “governo”, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. Ele mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
                                              
                                                   

No ano de 1694, ocorreu um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, a sede do quilombo é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade dele.

Em geral, Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Sendo o símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte (20 de novembro) é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Um comentário:

  1. Homem de garra, força, fé e coragem! Um verdadeiro herói. Te admiro homem...

    ResponderExcluir