quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conflitos étnicos na África

     Por justamente ser um continente cheio de diversidades culturais, a África apresenta conflitos étnicos, estes que interferem na economia, na política e cada vez mais nas condições de vida da população. Isto porque através da conferência de Berlin, realizada pelos países europeus nos anos de 1884 e 1885 



foi estabelecido o que se pode chamar de “fronteiras artificiais” que dividia o continente africano em colônias com o objetivo de explorar e sugar todas as riquezas, separando desta forma famílias e juntando inimigos culturais. Porém a guerra fria, confronto entre Estados unidos e a Ex-União Soviética (EUA e EX-URSS), contribuiu mais ainda para os conflitos destes povos, já que para conseguir aliados, estas duas grandes potências acabaram disponibilizando armamentos sofisticados que não só auxiliava nas guerras internas, mas também em seu processo de independência. 

                                      
Países como: Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália são os que mais apresentam índices de diferenças culturais. Outras disputas constantes são as territoriais e religiosas, como ocorre no Sudão, que tem em sua maioria pessoas lutando de qualquer forma possível, sem distinguir crianças de adultos e nem objetos de armas. 
     Pode-se concluir que a África, através de seu processo de colonização teve como conseqüências drásticas a amplificação dos conflitos étnicos e seu índice de miséria aumentado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário