quarta-feira, 20 de junho de 2012

Milton Santos


     Milton Almeida dos Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, no dia 3 de maio de 1926 efoi advogado e um dos geógrafos mais importantes da geografia brasileira após a década de 1970.
     Apesar de ter se graduado em Direito, desenvolveu trabalhos em diversas áreas da Geografia, em especial nos estudos de urbanizaçãodo Terceiro Mundo. Ele foi um dos grandes nomes da renovação na geografia brasileira ocorrida nos anos 70.
     Durante o seu exílio em 1964, lecionou em universidades de vários países, como: a França, os Estados Unidos da América,Canadá e Tanzânia. Lecionou também na Venezuela e no Reino Unido. Regressou ao Brasil em 1977para trabalhar na Universidade Federal Fluminense e ingressar na Universidade de São Paulo em 1984.
     Embora pouco conhecido fora do meio acadêmico, Milton Santos foi o geógrafo brasileiro que obteve maior reconhecimento fora do país, tendo recebido, em 1994, o Prêmio VautrinLud, considerado o "Nobel" da geografia. 
     Milton Santos foi dos poucos cientistas brasileiros que, expulsos durante a ditadura militar, voltaram depois ao país. Seu "passe" foi disputado por diversas universidades, que o queriam em seus quadros. Toda a vida, Milton Santos buscou métodos e visões diferentes para encarar seus temas de estudo.
     Sua obra "O espaço dividido", de 1975, é hoje considerado um clássico mundial, onde desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento urbano nos países subdesenvolvidos.
Suas ideias de globalização, esboçadas antes que este conceito ganhasse o mundo, advertia para a possibilidade de gerar o fim da cultura, da produção original do conhecimento: conceitos depois desenvolvidos por outros.
     Milton Santos faleceu em São Paulo, no dia 25 de junho de 2001, aos 75 anos de idade, deixando uma vasta obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário