quarta-feira, 20 de junho de 2012

África: berço do mundo

           Do ponto de vista arqueológico, o continente africano pode ser considerado o berço do mundo, por ter havido descobertas fósseis na região do Quênia, África do Sul, e Etiópia. Considerando o tempo desses fósseis recolhidos junto a outros fatores, especialistas concluem que os primeiros “rastros” da humanidade foram encontrados lá.



        Essa é uma importante teoria para desenvolvermos o conhecimento sobre a história da humanidade e para quebrar ideologias racistas de supremacia branca. Infelizmente, nossa sociedade ainda continua considerando a cor da pele como fator para a desigualdade racial.



O continente africano, palco exclusivo dos processos interligados de hominização e de sapienização, é o único lugar do mundo onde se encontram, em perfeita seqüência geológica, e acompanhados pelas indústrias líticas ou metalúrgicas correspondentes, todos os indícios da evolução da nossa espécie a partir dos primeiros ancestrais hominídeos. A humanidade, antiga e moderna, desenvolveu-se primeiro na África e logo, progressivamente e por levas sucessivas, foi povoando o planeta inteiro.” Segundo o site Portal dos Orixás.

                                                           

                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário