quarta-feira, 20 de junho de 2012

Hansen Bahia


      Nascido na cidade de Hamburgo, na Alemanha, em 19 de abril de 1915, Karl Heinz Hansen era filho de Carl Hansen e de Hertha Hansen Neverman. Estudou arte na Alemanha e na Suécia, além de fazer literatura e cinema. Antes de seguir carreira de artista, foi pintor de paredes, vendedor de sorvetes e marinheiro, sendo esta última ocupação a que mais marcou sua vida. As atividades como artista plástico foram iniciadas quando ele tinha 30 anos, após a Segunda Guerra Mundial, quando deixou de ser marinheiro das tropas militares lideradas por Hittler.
      Chegou ao Brasil em 1950 junto com sua primeira exposição no País. Trabalhou por quatro anos na Editora Melhoramentos, em São Paulo. Em 1955 foi convidado para fazer uma exposição na Galeria Oxumaré, em Salvador. Naturalizou-se brasileiro e adotou o nome de Hansen Bahia.
      Por meio da técnica da xilogravura, Hansen representa todos os elementos: o espaço, a cor e o próprio tema. Em 1975 Hansen e sua esposa Ilse conhecem Cachoeira e São Félix, onde o artista percebe que a paisagem das cidades lembrava Hamburgo. Comprou então a Fazenda Santa Bárbara, localizada em São Félix e que possui uma visão privilegiada de Cachoeira. Na fazenda, construiu seu ateliê e viveu com sua esposa.
      Após sua morte, em 14 de junho de 1978, foi doada  a Fazenda Santa Bárbara afundação Hansen Bahia que em 2002 foi reinaugurada como a sede do Museu Hansen Bahia na Fazenda Santa Bárbara, em São Félix. Com isso, além de visitar o Museu em Cachoeira e conhecer as obras do artista, o público ainda pode conhecer a residência do casal e o ateliê do artista.

                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário