quarta-feira, 20 de junho de 2012

Martin Luther King

     Tendo como seu lema, o uso da paz contra a discriminação racial, Martin Luther King foi um dos maiores líderes mundiais seguindo os princípios de Gandhi e tendo a oportunidade de viajar em direção a Índia para compreender melhor estes valores pacifistas e utilizar em suas manifestações.



     Foi preso diversas vezes e boicotou junto com outros protestantes os transportes públicos da cidade de Montgomery no Alabama, com o objetivo de reivindicar a prisão de Rosa Parks, uma mulher negra que se recusou ceder o lugar a um passageiro branco, um caso que o tornou nacionalmente conhecido.
     Em diversas situações King apresentou seus valores e idéias de uma sociedade americana igualitária. Lutava pela melhoria da educação e moradia de negros no Sul, pelo direito ao voto, que os negros não tinham, e pelas mulheres. Porém em 1968 foi assassinado em Memphis por um branco aparentemente racista e contra seus ideais. O autor do crime como punição foi sentenciado a 99 anos de prisão. 
     Um dia antes de morrer Martin Luther King proferiu seu último discurso anunciando ter visto a terra prometida: "Talvez eu não consiga chegar com vocês até lá, mas quero que saibam que nosso povo vai atingi-la". Logo depois de sua morte os Estados Unidos tornou-se um verdadeiro palco de manifestações e contestações mundiais. Em homenagem a King e pelo que fez a este país, a terceira segunda feira de janeiro tornou-se um feriado nacional.


     Pode-se concluir, que através de Martin Luther King muitas das diferenças raciais que existia dez do processo de colonização, foram reduzidas ao máximo, tendo como fruto da famosa frase: “I have a dream” (Eu tenho um sonho) a eleição do primeiro presidente negro da história americana: Barack Obama.



Um comentário:

  1. Esse, como muitos outros homens, exerceram grande importância para a formação da sociedade. Ele lutou por uma pratica justa entre os comuns, na qual não seria gratificada grande importância a raças superiores umas as outras. Ele, com ajuda de seus sucessores, conquistaram a sociedade atual, a qual ainda não se estabelece como uma utopia, e sim como um avanço, um desenvolvimento.
    Gabrielle Nogueira n12

    ResponderExcluir