quinta-feira, 19 de julho de 2012

Notícia sobre República Democrática do Congo


 ONU ''protegerá'' a cidade de Goma do grupo rebelde M23
  O Exército conseguiu retomar 2 outras cidades capturadas por combatentes



Congoleses deixam aldeia de Kabindi, na República Democrática do Congo, território de Rutshuru. Combates entre o exército congolês e os rebeldes forçou outra onda de pessoas a deixarem suas casas (Phil Moore/AFP)
O enviado das Nações Unidas Roger Meece afirmou nesta quarta-feira que a organização vai reinstalar suas tropas na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, para proteger os moradores das ameaças dos rebeldes do grupo M23. Segundo a rede BBC, o Exército conseguiu retomar duas outras cidades capturadas pelos combatentes.
Goma, que fica na fronteira com Ruanda, possui meio milhão de habitantes. Os rebeldes estão próximos à cidade, mas já se mostraram dispostos a negociar antes de tomá-la. Um relatório do Conselho de Segurança da ONU informou nesta semana que há "fortes evidências" de que Ruanda tem desempenhado um papel importante na manutenção dos conflitos armados na República Democrática do Congo.
O grupo rebelde M23, leal ao senhor da guerra Bosco Ntaganda - procurado por crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional -, foi fundado em abril. Seus membros desertaram do Exército depois que aumentou a pressão sobre o governo para prender Ntaganda, quando um de seus ex-colegas foi condenado pelo TPI por recrutar crianças-soldados.

Um comentário:

  1. É bom saber que a ONU quer "proteger" a República Democrática do Congo, e espero que esse povo só tenha paz, pois ja sofreram muito.

    ResponderExcluir