quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cotas Raciais


Cotas raciais é a reserva de vagas numa instituição (seja ela pública ou privada), geralmente destinadas à população afro-descendente ou indígena. No Brasil, essas cotas são aplicadas em concursos e vestibulares, porém nem todas as universidades aderiram à esse método.
Há quem defenda e quem reprove as cotas. Aqueles que defendem, argumentam que no nosso país, negros não têm as mesmas oportunidades que brancos, por isso cotas facilitarão a valorização dos pensamentos dessas pessoas. Já os que reprovam, alegam que aumenta o racismo, já que há uma necessidade de “proteção” aos negros.
Portanto, cotas raciais ainda é um assunto polêmico na nossa sociedade. Contundo, é necessário analisarmos que negros ainda sofrem preconceito devido toda nossa história de escravatura e “utilização” dos mesmos.

12 comentários:

  1. Acho interessante a discussão de temas polêmicos e importantes como as cotas, particulamente sou a favor pois os afro-descendentes não tiveram o tempo de se estabelecerem numa sociedade com a mesma condição social que a de muitos brancos, e vejo esse meio como uma ótima condição da igualdade racial nos campos políticos e sociais.

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante a discussão de um assunto tão polêmico como as Cotas Raciais. Sou contra as cotas, pois acredito que a inclusão social não deve ser feita dessa forma, e sim, lá no comeõ da vida da criança negra, que deve ter direito a moradia, saneamento básico e principalmente, a uma educação de qualidade como qualquer outra criança. - Flávia Soares nº 10

    ResponderExcluir
  3. Leonardo Borba nº2326 de julho de 2012 às 12:25

    As cotas são importantes pois os negros foram tratados como nada e o sofrimento deles deve ser recompensado com as cotas.Eles não tiveram o mesmo tempo que os brancos tiveram,isso dificultaria a entrada de negros nas universidades.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. As cotas para os negros são essenciais para garantir o lugar na sociedade de um povo que há muito tempo sofre com a exclusão social. Não é fácil mudar a situação dos negros. Há séculos eles vêm lutando para conquistarem o seu espaço e ainda assim, restam direitos para serem reivindicados. Diante dessas circunstâncias, a sabedoria é a melhor aliada daqueles que buscam o sucesso. Natália n°33

    ResponderExcluir
  6. Felipe Antônio n°926 de julho de 2012 às 18:37

    As cotas são um assunto polêmico e é isso que o blog deve trazer para gerar discussões. As cotas na minha opinião trouxeram coisas boas e ruins. A boa é que deu mais direitos aos negros e trouxe mais chances a eles. A má é que trouxe polêmica em relações ao negro com: "Isso deixa desigual, pois deixa os negros com vantagem." Isso está meio certo embora eu ache que eles, geralmente, têm menos chances devido ao preconceito.

    ResponderExcluir
  7. Realmente,as cotas seriam uma solução para questão da igualdade racial, permitindo que muitos dos afrodescendentes tenham as mesmas oportunidades que os brancos em relação a um futuro universitário.

    ResponderExcluir
  8. Gregório Correia nº152 de agosto de 2012 às 03:18

    É um assunto realmente polêmico, e eu concordo com a adoção dessa política afirmativa com a intenção de dar oportunidades a quem não teve. E isso ajudará a mudar o preconceito presente na sociedade atual.

    ResponderExcluir
  9. Luiz Pedro (louis) n 262 de agosto de 2012 às 03:18

    adorei a reportagem, eu acho muito justo que haja essas cotas para os negros. pois muitos deles foram prejudicados ao longo de suas vidas. então nada mais justo que isso. E eles tem que ter as mesmas oportunidades que todos tem, sejam eles negros brancos ou pardos.

    ResponderExcluir
  10. As cotas para negros em universidades tem que ser feitas pois eles têm que ser iguais na sociedade como os brancos, o que também um tipo de preconceito racial de quem faz isso.

    ResponderExcluir
  11. Maria Luiza Ribeiro n292 de agosto de 2012 às 03:39

    As cotas raciais em universidades é algo realmente necessário, pois o racismo ainda está presente na nossa sociedade atual. É muito interessante e importante o blog apresentar essa questão.

    ResponderExcluir
  12. Acho que as cotas universitárias são justas, se relacionada a pessoas que estudavam em escolas publicas. Negros não devem ter direitos diferentes se lutamos por um mundo onde todos temos os mesmos direitos. Quem estudava em escolas publicas não tem culpa se o governo da cidade não investe em educação. Esses sim, que não tem condição de pagar por um bom ensino, tem o direito de não terem provas avaliadas junto a quem tem o ensino de qualidade superior.

    ResponderExcluir