segunda-feira, 21 de maio de 2012

A prática da capoeira



    A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta muito comum na Bahia até os dias de hoje. É comemorado em 3 de agosto o Dia do Capoeirista.

Máscaras Africanas

                                                                       Máscaras                                                                      

  (Fotos tiradas no Solar Ferrão)

     As máscaras são de fundamental importância nos rituais, sejam de iniciação, de passagem, ou de evocação de entidades espirituais. As máscaras apresentam-se, também, como elementos de afirmação étnica, expondo características de cada grupo. 
    Normalmente, a máscara é apenas um dos elementos utilizados nas cerimônias e rituais, havendo a combinação com outras manifestações, como dança, música e instrumentos musicais.
      As máscaras são empregadas, basicamente, em eventos sociais e religiosos. 


Hip Hop!



    Hip hop (também referido como hip-hop) é uma cultura artística que iniciou-se durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, oDJing, a breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop são as gírias. 

Adquirindo conhecimento com um mestre!

    Adquirir conhecimento, e matar curiosidade, é sempre bom, não é? Viemos aqui para passar para os nossos queridos leitores Afro-brasileiros, um pouco mais sobre os ritmos que herdamos da África! Convidamos o Professor de Ciências Humanas- História, da Universidade Federal da Bahia, Adriano Lima, mestre no assunto África, para uma entrevista sobre esses ritmos tão presentes na nossa cultura!


SAMBA: 



- Sabemos que o samba é, sem dúvida, a principal influência da música africana na cultura brasileira. Qual é a origem do samba?



R- O samba veio da África, mais precisamente da Angola. Chegou aqui com os escravos africanos em meados do século XIX. Como manifestações africanas eram proibidas, o samba foi censurado. Resquícios do samba foram encontrados e sofreram um processo de evolução ao longo dos anos, até chegar aos sambas atuais.


- Quais são os principais estilos do samba?



R- Existem muitos tipos de samba, podemos destacar o samba-enredo, que na década de 30, fincou-se nas escolas de samba. Logo após, surgiu o samba-canção, um ritmo mais melódico, representado por Ary Barroso e Noel Rosa. Na década de 50 apareceu o samba de gafieira, que foi influenciado pelos ritmos latinos e incorporou um ritmo dançante à música. 



- Bossa nova é um tipo de samba?



R- Não, a bossa nova na verdade foi influenciada pelo samba. Os artistas daquela época queriam inovar, eles queriam um novo gênero musical, diferente de tudo. Por isso, criaram um ritmo sofisticado e elegante, que, acabou influenciando a cultura no Brasil.



- Que instrumentos são utilizados para tocar o samba?



R- Desde quando o samba surgiu, é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, timbau) e acompanhado por violão e cavaquinho.



CARNAVAL: 



- Há muitos tipos de carnaval, eles estão espalhados pelo Brasil inteiro, cada um com sua forma de se expressar. Poderia dizer alguns exemplos de carnaval?



R- Dizem que o Brasil é um caldeirão de culturas, e é mesmo, no Brasil há vários tipos de carnaval, como as escolas de samba, apresentadas no Rio de Janeiro; o famoso frevo, que acontece em Olinda (Recife); e há também, os blocos e trios elétricos de Salvador, na Bahia.



- Por que algumas pessoas acabam preferindo as marchinhas antigas às festas atuais, como o trio elétrico e blocos?



R- Não tem nem como comparar o antigo carnaval com o atual, não é à toa que os foliões tradicionais prefiram as famosas marchinhas nas ruas. Antigamente, o melhor do carnaval era brincar, deixar-se levar pelas cores, vestir fantasias e provocar risos em crianças. Hoje em dia, jovens não podem mais ir para as festas e nem sair de porta em porta mascarados, por causa da violência, que aumentou drasticamente.- Sabemos que o carnaval surgiu na Grécia. Como ele chegou ao Brasil?R- Os gregos criaram o carnaval em meados dos anos 600 a.C. Ao longo dos anos, a Igreja Católica adotou a prática dos gregos, e, por isso, o carnaval deixou de ser considerado um ato de pecado. A Europa adotou essa manifestação influenciada pela Igreja Católica, e o Brasil, influenciado pela Europa.



AFOXÉ:



- Como ocorre a manifestação do Afoxé?



R- Os integrantes dos grupos de afoxé se reúnem nos terreiros de candomblé e, após os rituais religiosos onde são evocados os orixás, saem pelas ruas cantando músicas em línguas africanas.Vários instrumentos musicais de origem africana são usados para marcar o ritmo. Entre eles, podemos destacar os agogôs e atabaques.- Qual o principal grupo do afoxé na Bahia?R- O grupo mais popular é o “Filhos de Gandhi”. Os integrantes deste grupo costumam vestir roupas nas cores azul e branca e usar um turbante na cabeça.- Qual a ligação que o afoxé tem com a religião africana (o candomblé)?R- O afoxé é extremamente vinculado ao candomblé, a própria festa consiste em homenagear um orixá, por isso muitas pessoas o chamam de “Candomblé de Rua”. 



HIP-HOP: 


- O movimento hip-hop pode ser dividido em quatro manifestações. Quais são elas?



R- Há o MCing, que produz rimas e músicas improvisadas (os raps); há os DJs, que instrumentalizam as músicas de festas; há os dançarinos do breakdance, e há os grafiteiros, que grafitam os muros das cidades.

Jongo



      O vídeo mostra uma dança cultural africana chamada Jongo, caracterizada pela formação de uma roda onde todos cantam e dançam ao som de tambores. O jongo sobrevive em poucos lugares do Brasil. Apenas onde houve maior concentração de população negra escrava, vindos de Angola (África), uma das mais ricas heranças da cultura negra presente em nosso folclore.

Fontes:










Realidade...








            

domingo, 20 de maio de 2012

Vídeo (Luta de Capoeira)

Luta de Capoeira

(Cena do filme Besouro)

         A capoeira também é usada em lutas, onde as pessoas utilizam os passes da dança  como golpes e defesa.

sábado, 19 de maio de 2012

Toque Africano

                                                     Toque Africano no Solar Ferrão                                      


      Demonstração do toque de um instrumento africano conhecido como Balafon, um xilofone artesanal. O Balafon normalmente é tocado com o intuito de reproduzir os timbres e tonalidades da língua falada.

Ritmos Africanos (Carnaval)


                                                  Carnaval


       O Carnaval, com origem do entrudo português e das mascaradas italianas, é a maior festa de rua, sendo a mais animada e representativa. Chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Lá o carnaval acontecia em formas de desfiles em grandes centros urbanos, onde os carnavalescos usavam belas máscaras e diversificadas fantasias. Atualmente o carnaval do Brasil é o maior do mundo e é comemorado em diversos estados em todo país.


                                                                 Carnaval no Rio de Janeiro
        
        Para mais informações:





Ritmos Africanos (Hip-Hop)

                                        Hip-Hop

      A origem e as raízes do Hip-Hop estão contidas no sul do Bronx em Nova York (EUA). Essa cultura é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti, o  DJing e o break. Os quatro elementos juntos compõem a cultura hip hop.  
      Muitos dizem que o hip hop é a "CNN da periferia", ou seja, que é única forma da periferia e dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades. Esse estilo musical é a única forma de protesto legal das classes excluídas. A ideia básica desta cultura era e ainda é: haver uma disputa com criatividade. Não com armas, uma batalha de diferentes (e melhores) estilos, para transformar a violência insensata em energia positiva.

                                                               Movimentos comuns no Hip-Hop
                              

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ritmos Africanos (Frevo)

Frevo

      O carnaval é uma data comemorativa bastante popular com muita festa em praticamente todo o território brasileiro. Para esta festa, foram criados vários tipos de músicas e também de danças, sendo que seu estilo varia de região a região deste vasto país .
      Em Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo. Este estilo pernambucano de carnaval é um tipo de marchinha bastante acelerada, que, ao contrário de outras músicas carnavalescas, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.
      Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados.
      Acima você verá um vídeo desta dança carnavalesca típica do nordeste brasileiro, que encanta todo o Brasil como o mundo.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ritmos Africanos (Capoeira)


Capoeira

A história da capoeira começa no século XVI, nos tempos da escravidão. Essa dança foi criada pela necessidade de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores. Seus senhores de engenho os proibiam de aprender qualquer tipo de luta para evitar rebeliões, então os escravos passaram a adaptar a luta em um ritmo (uma arte marcial disfarçada de dança). Com seus movimentos ágeis e complexos, a capoeira reflete o sofrimento da raça negra, sua luta contra o preconceito e a cultura brasileira e africana.


Ritmos Africanos (Afoxé)


Afoxé

O afoxé é mais do que apenas um ritmo, está enraizado na cultura africana e também na brasileira, das suas músicas se irradiam o axé e o candomblé, é um verdadeiro ritmo africano. Inicialmente utilizado em festivais religiosos, as mensagens que aludem a trajetória de luta e liberdade pelos direitos humanos, mostram a alegria e a força dos africanos. Atualmente, o afoxé pode ser visto na cultura brasileira, representado nos blocos de carnavais, nos cortejos de procissões e nas ruas das cidades baianas.  





Ritmos Africanos (Maracatu)


Maracatu

Originado na instituição dos Reis Negros, em Portugal, no século XVI e trazido para Pernambuco pelos escravos, o maracatu era conhecido como um ajuntamento de negros, porém, mais tarde foi utilizado para homenagear a coroação do rei nas festas religiosas. A integração dos escravos originou diversas nações de maracatu como o maracatu nação e o maracatu rural, adaptados a cada local para a celebração. A coreografia também possui passos similares ao frevo e ao candomblé baiano, devido à miscigenação das culturas que participavam da festa.  





Ritmos Africanos (Jongo)


O jongo

Com suas raízes principalmente fixadas na Angola, este ritmo foi essencial para formação da cultura brasileira, através de suas músicas e danças animadas mantendo um sentido cifrado e de símbolos que na época da colonização contribuía para a troca do sentido das palavras com o objetivo de se comunicar, marcar fugas e protestar contra a escravidão sem serem descobertos, ou melhor, compreendidos. Dançado e cantado ao som de tambores, cuícas e chocalhos, cada jongueiro desafia os participantes com letras e metáforas, tendo como vencedor o aquele que desvendar o enigma das canções.

Roda de Jongo.

Para mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jongohttp://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=108


Ritmos Africanos (Reggae)


Reggae

Originado na Jamaica, tinha como principal objetivo refletir sobre as questões sociais, religiosas e problemas típicos de países subdesenvolvidos, como: Desigualdade social, racismo, pobreza, violência e conflitos comuns entre a população. O reggae espalhou-se pelo mundo principalmente através de seu precursor, Bob Marley, que conquistou-o com suas reflexões e críticas sobre problemas que atingiam o coração das pessoas, emocionando-as e influenciando-as. No Brasil, o Reggae teve a sua propagação por Gilberto Gil.

                                                   Bob Marley, o rei do Reggae.

Ritmos Africanos (Samba)


            O samba

Tendo sua origem nas senzalas e galpões africanos, os atuais ritmos afro brasileiros que estão presentes de algum forma em nossa cultura, remetem um pouco do passado dos nossos ancestrais. O samba, com seu ritmo forte e característico com raízes na África e transportado para o Brasil pelos negros na época da colonização. O samba era um ritual proibido pelos feitores por ser considerado uma prática do candomblé, mas ainda assim, não haviam barreiras nem chicotadas que inibissem essa comemoração. Hoje em dia, ele é tocado por instrumentos como tambores, surdos, timbau, violão e cavaquinho.


Representação artística do Samba.




quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mapa África


   A população da África é de mais de 800 milhões de habitantes, distribuídos em 54 países e representando cerca de um sétimo da população do mundo. Na parte norte do continente, inclusive no Saara, predominam os povos caucasóides, principalmente berberes e árabes. Constituem aproximadamente a quarta parte da população do continente. Ao sul do Saara, predominam os povos negróides, cerca de 70% da população africana. Na África meridional, existe uma concentração de povos khoisan, san (bosquímanos) e khoikhoi (hotentotes). Os pigmeus concentram-se na bacia do rio Congo e na Tanzânia. Agrupados principalmente na África meridional, vivem 5 milhões de brancos de origem européia.Na África, falam-se mais de mil línguas diferentes. Além do árabe, as mais faladas são o suaíle e o hauçá. As principais famílias ou grupos idiomáticos são o congo-cordofanês, o nilo-saariano, o camito-semítico ou afro-asiático e o das línguas khoisan.
    O cristianismo, a religião mais difundida, e o islamismo são as principais religiões. Cerca do 15% dos povos africanos praticam religiões animistas ou locais. Grande parte da atividade cultural africana concentra-se na família e no grupo étnico. Com a intensificação do nacionalismo, a cultura tradicional africana teve recentemente um importante ressurgimento. Abaixo são apresentados alguns índices relativos à população do continente, juntamente com o ano a que se referem.

  • Área total: 30.272.922 km2
  • População: 783.700.000 (2000) 
  • Densidade: 25,88 hab/km2 (2000) 
  • População urbana: 289.964.000 (37%) 
  • População rural: 493.731.000 (63%) 
  • Taxa de crescimento urbano (1995-2000): 4,3% 
  • Analfabetismo: 40,3% (2000) 
  • Natalidade: (% hab): 37% (1998) 
  • Mortalidade: (% hab): 13% (1998) 
  • PIB Total: US$ 517,104,000.00 (1998) 
  • PIB per capita: US$ 693.00 (1998) 
  • Média de idade da população: 18,3 anos (1998)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Boas vindas Afro-Brasileiras

      Todo ano, a oitava série do Colégio Antônio Vieira realiza o PROJETO ÁFRICA, onde é possível conhecer e apreciar um pouco da rica cultura africana. Rodas culturais, racismo, importância da formação cultural Brasileira, e muitos outros assuntos podem ser relacionados aos aprendizados que nós, alunos, adquirimos durante esse projeto. Além de adentrar-se profundamente na cultura africana através de pesquisas, palestras e documentários, somos incentivados a realizar a leitura do livro “Uma história da cultura Afro-brasileira”, onde o mesmo retrata não somente a cultura africana, como nos conscientiza sobre a importância da África na história do Brasil. Todos nós temos raízes desse continente tão rico culturalmente, porém com altos índices de pobreza.

            

    Felizmente, existe a Lei No 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que consiste na obrigatoriedade das escolas públicas e particulares em adotar a temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Confira melhor no trecho abaixo:

"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.”



    Esse incentivo da valorização ao estudo do terceiro maior continente da Terra é essencial e todos devem aproveitar essa oportunidade de conhecer um pouco, onde possivelmente surgiu a humanidade.
No Brasil, podemos observar uma importante influência no nosso cotidiano, em palavras como: cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, cochilo, tanga, samba, maxixe, zabumba, acarajé, canjica, entre outras. Não podemos esquecer-nos de alimentos e da religião trazida para o nosso país, assim como a influência musical, de hábitos e outros aspectos. Por isso, fique ligado aqui no blog para não perder nenhum detalhe!